sábado, 14 de julho de 2012

Viagem pelas Montanhas




Em primeiro lugar, peço mais uma vez desculpa a quem está a ler, por não ter dado noticias há já algum tempo…

Resolvi tirar 4 dias para descobrir mais um pouco deste vasto território de seu nome Canadá. Uma pequena viagem pelas montanhas. Sim pequena. Apenas 2000km. O que é isto se pensarmos que de Vancouver até à costa Este são mais de 10000km. Destino, Edmonton no estado de Alberta. Para lá fui de autocarro. São cerca de 17h. De volta, vim de comboio. Apenas 28h. Antes de partir pensei que iria sofrer um bocado a passar tantas horas sentado. Que iria aborrecer-me. Enganei-me redondamente. Paisagens deslumbrantes. De sonho mesmo. Floresta densa. Planícies. Montanhas com neve. Vales, riachos, ribeiras, rios, rápidos (para fazer rafting), quedas de água, lagos, pântanos, encostas escarpadas. Ursos, lontras, falcões, águias, alces e outros animais. Com algumas paragens pelo meio deu para esticar as pernas e comer algo. Sol e chuva. Depressa o tempo voou. Pelo meio ficam as Rocky Montains e o parque natural de Jesper , Blue River e Benff. Cheguei ao meu destino. Meia noite. Estão 25ºc. Táxi até ao hotel, bem a tempo de evitar uma tempestade de granizo e trovoada. No dia seguinte soube que houve prejuízos enormes com inundações e com a trovoada. No entanto está um sol magnifico e 35ºc. Edmonton é uma cidade pequena comparada com Vancouver. Uma das maiores atrações por aqui é o maior centro comercial do mundo – West Edmonton Wall. Resolvi espreitar. De facto, é grande. Lá dentro está o maior parque de diversões coberto do mundo. Uma praia com ondas e com escorregas aquáticos. Bungee Jumping. Lagos artificiais. Diversões para crianças e graúdos. Montanhas russas e companhias limitadas. Casino. Pista de gelo, muitas lojas e áreas de alimentação de perder a vista. Oportunidades de trabalho é o que não falta pela cidade. Por todo o lado se vêem anúncios para contratar pessoal. Apenas um senão.  No verão por aqui por norma faz mais de 30ºc e no inverno muita neve e -20ºc.

No dia seguinte apanhei o comboio com destino a Vancouver. Vai ser mais de um dia. Mas se na ida vim paisagem deslumbrantes na volta….não tenho palavras….o comboio não anda a mais de 80km. Tem mais de 40 carruagens e pelo caminho cruza-se com comboios de mercadorias com mais de 150 carruagens…outra dimensão! Outra dimensão foi por onde passei. De facto este nosso planeta terra, a mãe natureza faz coisas maravilhosas.
Uma viagem que realmente aconselho a quem venha para estas bandas…Não só em Vancouver mas também em Edmonton às 4h30 da manha já é dia e a noite cai por volta das 22h30, por isso claridade no verão por aqui não falta. Deixo vos algumas fotos e não, não é montagem…é apenas uma experiência de uma vida…

Train

BUS em Jasper

Jasper

Jasper

Rio 

Rocky Moutain

Rio

Rocky Moutain

Torre em Edmonton

West Edmonton Mall 
West Edmonton Mall 
West Edmonton Mall - praia artificial
West Edmonton Mall  - praia

West Edmonton Mall  - montanha russa

Rocky Montain - queda de água

Train

Lago

P.S. bem... apesar de cada vez falar mais e mais inglês, parece que ainda consigo escrever um texto em português…



3 comentários:

Francisco disse...

Era só o que faltava! Perder o Português! Tu livra-te!

Bargao_Henriques disse...

UAU...
Fantástico!!!
Mas que paisagens!
Gostei especialmente do pormenor da janela para ver as vistas no tecto do comboio ;-)
Apesar de não ser apreciador de centros comerciais e de parque de diversões, esse parece ser mesmo do outro mundo! Mas 30ºc no verão e -20ºC no inverno é capaz de ser extremo demais para mim...
Continua a escrever de vez em quando, porque a malta agradece! ;-)

SB disse...

Cenários e histórias para recordar mais tarde. Mutio giro. Vai partilhando. Tudo a correr bem ;)